fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

Bem Vindos! Conheçam a Projetta.

A PROJETTA – Empresa Júnior de Engenharia Civil é uma iniciativa empreendedora composta por estudantes do curso de Engenharia civil da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte. Existente desde Janeiro de 2016, a PROJETTA busca, através de sua equipe, integrar os conhecimentos técnicos adquiridos na Universidade à cultura do empreendedorismo, absorvendo saberes interdisciplinares inerentes ao mercado de trabalho e, acima de tudo, impactando a realidade da sociedade local.

12644738_923258451085572_7699770858244044352_n
Membros fundadores da Projetta

A Projetta realiza projetos na área da construção civil, tais como projetos arquitetônicos, de instalações elétricas, de instalações hidrossanitárias, de instalações de gases, de combate a incêndio, usucapião e orçamentos de obras. Todos esses projetos são feitos priorizando um alto padrão de qualidade e a satisfação dos nossos clientes.

Atualmente possuímos uma equipe com 21 empresários juniores comprometidos e capazes de transformar o Brasil, e o engenheiro civil tutor Thiago Ivo, que auxilia e revisa todos os projetos realizados pela equipe. 


MISSÃO, VISÃO E VALORES

Nossa missão é compromisso que assumimos e o motivo pelo qual existimos. Nossa visão é uma bússola, é onde queremos chegar. E os valores são nossos pilares de conduta: 

FOCO NO CLIENTE: “Para nós o cliente não tem sempre a razão, o cliente é a razão.” Dar formato a sonhos e ideias, gerando cada vez mais impacto em nossa sociedade. 

VIVER O MEJ: “Ser Júnior agora para ser gigante sempre”. Esse é o nosso espírito de empresário júnior, precisamos ir além e não nos conformar com a nossa realidade atual, independente de qual seja. 

TRABALHO PELA COLMEIA: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Mas se quer ir longe, vá em equipe.” Presamos por uma cultura forte, comum time que luta para ser sempre sua melhor versão. 

VESTIR A CAMISA: O sentimento de pertencimento é o que nos move na busca por mais e melhores resultados. 

FAZER AGORA E FAZER BEM FEITO: Tudo que nos propomos a fazer, merece e deve ser bem feito. Não permitimos que as dificuldades atrapalhem os resultados. O momento é agora! 

PAU PRA TODA OBRA: Somos movidos por desafios, em busca de solucionar problemas da melhor forma possível, afinal Não Pode Parar!


Movimento Empresa Júnior (MEJ)

Uma Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos e com fins educacionais formada exclusivamente por alunos do ensino superior e deve ser sempre ligada a um ou mais cursos de graduação. O MEJ surgiu na França, em 1967 e no Brasil, a primeira empresa júnior foi fundada em 1988, em São Paulo. Hoje, nosso país tem a maior concentração de empresas juniores do planeta, possuindo mais de 900 empresas juniores e presente em mais 110 universidades. Espalhados por todo Brasil, existem mais de 22 mil empresários juniores em busca da mudança e que são responsáveis pela execução de mais de 17 mil projetos e uma contribuição de 23 milhões para o PIB nacional. 

O MEJ também impacta positivamente a sociedade. As empresas juniores prestam serviços de qualidade por um preço acessível e todo dinheiro arrecadado é destinado para manutenção da sede da empresa e capacitação dos membros. Compromisso com resultados, transparência e sinergia são alguns dos valores que sustentam o Movimento, capaz de transformar universitários em empreendedores a partir do aprendizado por projetos, por gestão e da cultura empreendedora.


A UFCA

Localizada em uma região de grande riqueza natural e cultural no sul do Ceará (a 500 km da capital, Fortaleza), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem natureza jurídica de autarquia e é vinculada ao Ministério da Educação. Composta por 5 campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó), a Universidade baseia suas ações em quatro pilares  Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura  e tem como principais objetivos a inclusão social e o desenvolvimento territorial sustentável. A UFCA recebe estudantes de todo o Brasil  a maior parte deles dos 28 municípios do Cariri. Apesar da curta trajetória, a instituição já soma, ao todo, 23 cursos de Graduação, 10 cursos de Especialização (seis deles, Residência Médica), quatro cursos de Mestrado e um de Doutorado.


Nossos serviços

O Projeto Arquitetônico é a representação da concepção projetual. Através dele  é possível estudar a melhor maneira de atender as necessidades dos usuários e a melhor forma de resolver todos os problemas envolvidos nesse processo. Assim a finalidade do projeto arquitetônico é prever possíveis problemas de execução do projeto proposto e garantir que a obra saia como planejada.

Planejamento, acessibilidade, qualidade de vida, conforto e economia são alguns dos benefícios proporcionados por um projeto arquitetônico. Além de valorizar o seu imóvel, todos os ambientes do seu lar serão planejados de forma personalizada conforme a sua vontade e necessidades. Ter esse planejamento também garante um melhor aproveitamento de ventilação e iluminação natural, além de obedecer os parâmetros exigidos nas normas brasileiras. 

Ambientes planejados, racionalização na construção, maior sinergia… Você e sua família em lugar melhor!


O Projeto de Instalações Elétricas é o planejamento e dimensionamento de todas as fiações e acessórios responsáveis por abastecer sua casa com energia elétrica.

É um dos projetos mais importantes quando se trata de evitar problemas e garantir segurança. Nele nós pensamos em como dividir logicamente toda a sua rede de tomadas e lâmpadas, definimos as melhores formas de divisão de circuitos e selecionamos os acessórios para proteção das pessoas e dos aparelhos. Por isso é fundamental a realização de um projeto devidamente elaborado por profissionais capacitados, evitando que pessoas e patrimônios sejam colocados em perigo.

Você atesta a sua segurança, da sua família e dos seus aparelhos, evita problemas futuros e garante uma maior economia, tanto nas instalações quanto em futuras contas de energia elétrica. Todo um ambiente planejamento para suprir suas necessidades!


O Projeto de Instalações Hidrossanitárias compreende os sistemas de distribuição de água e recolhimento dos esgotos. Ao se adquirir esse projeto, você está adquirindo ao mesmo tempo três projetos distintos:

O projeto de instalações hidráulicas, onde todas as tubulações e aparelhos responsáveis pelo fornecimento de água são dimensionados para garantir pressão suficiente em todos os pontos de utilização;

O projeto de esgoto sanitário, onde dimensionamos todas as tubulações e aparelhos necessários para o descarte e disposição final de afluentes de forma a evitar problemas como mal odores e entupimentos das tubulações;

E o projeto de águas pluviais, onde a água da chuva é totalmente separada do esgoto sanitário e direcionada para o sistema de coleta, atendendo as normas brasileiras e leis municipais.

Fortes odores nos banheiros, fossa e sumidouro insuficientes, canos entupidos, teto com infiltrações de água da chuva, vazamentos, pouca pressão nos chuveiros e torneiras… Vários problemas, uma solução! Através desse projeto você evita muita dor de cabeça, tem um maior conforto e garantia de economia, além de estar pensando de maneira sustentável!


Além de conforto, adequação as necessidades do usuário e beleza, as edificações também necessitam de segurança. O Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico (PSIP) é essencial para prover segurança. Esse planejamento pode salvar as vidas dos usuários das edificações, além de reduzir ou até extinguir as perdas patrimoniais que um incêndio pode trazer.

O PSIP, apresenta soluções para tornar as edificações com baixa probabilidade de início de incêndio e uma alta possibilidade de fuga dos ocupantes, além de muni-las com eficientes formas de combater as chamas e cessar o fogo. Além de conceder segurança as pessoas e aos bens materiais, as construções que possuem planejamento contra incêndio, estarão atendendo legalmente a lei federal nº 13.425 de 2017 que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres.

A elaboração desse projeto é de responsabilidade dos projetistas e construtores dos edifícios, e também dos usuários, que devem seguir corretamente as recomendações, bem como a organização dos grupos de contra incêndio, com o intuito de conseguir o AVCB (auto de vistoria do Corpo de Bombeiros).


O orçamento de obras quantifica e precifica todos os materiais e serviços que serão necessários para construção da sua edificação. O projeto também oferece um cronograma da sua obra contendo as etapas e o tempo necessário para conclusão de cada uma. Com isso você consegue ter um maior controle e planejar a sua obra, evitando gastos desnecessários, e possuindo um maior poder de negociação!

Planejamento, controle, redução de custos e poder de negociação, seu sonho mais próximo de você!


O  usucapião é o direito que o indivíduo adquire em relação à posse de um bem móvel ou imóvel em decorrência da utilização do bem por indeterminado tempo, contínuo e incontestadamente, podendo ser definido em três tipos: extraordinário, ordinário e rural.

Para comprovação da propriedade, é necessária as documentações previstas na lei nº 6015 que são plantas que informem: posicionamento e direções geográficas, dimensões do imóvel e situação relativa entre os imóveis confrontantes com informações de seus respectivos proprietários e um memorial descritivo em que dispõe todas informações em consonância às inseridas em planta. Essa documentação é o que chamamos de projeto de usucapião.

Quanto aos tipos de usucapião, é caracterizado como extraordinário aquele que, por quinze anos, sem interrupção, nem oposição, possuir como seu um imóvel, adquire-lhe a propriedade, independentemente de título e boa-fé; podendo requerer ao juiz que assim o declare por sentença, a qual servirá de título para o registro no Cartório de Registro de Imóveis. 

Quanto ao tipo ordinário, adquire também a propriedade do imóvel aquele que, contínua e incontestadamente, com justo título e boa-fé, o possuir por dez anos. 

Quanto ao tipo rural, aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.


Posts relacionados

Deixe um comentário