fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

IMPORTÂNCIA DO PROJETO SANITÁRIO

Escrito por: Iara Gabrielle Balbino dos Santos

O projeto sanitário é fundamental para construção e reforma de uma edificação. Além de ser exigido para legalização da sua obra, ele é o guia que mostra a quantidade, configuração e disposição das tubulações, acessórios, caixas de passagem e aparelhos sanitários utilizados para execução do sistema de esgoto.

Esquema de projeto sanitário para banheiro. Fonte: Pinterest.

 

O sistema de esgoto, de acordo com a NBR 8160 de 1999, tem por funções básicas coletar e conduzir os despejos provenientes do uso adequado dos aparelhos sanitários a um destino apropriado.

Esse destino pode ser a rede pública de coleta de esgoto do município ou uma estação de tratamento própria da edificação, como uso de tanques sépticos e sumidouros. Essas são as formas mais corretas e seguras de fazer o despejo dos dejetos.

Destino adequado do esgoto através de fossa séptica e sumidouro. Fonte: Pinterest.

 

Locais onde os esgotos são conduzidos para fora da edificação, a céu aberto, sem nenhum tipo de tratamento, são fontes de doenças e atrapalham o bem-estar da população em volta, além de poluir o meio ambiente.

Esgoto a céu aberto. Fonte: SAAE.

 

Dessa forma, o projeto sanitário está diretamente ligado a saúde e qualidade de vida dos usuários da edificação para a qual foi projetado, além gerar impactos positivos na comunidade onde está inserido e do meio ambiente.

Ademais, evita erros na construção e reforma de uma edificação, representando economia de tempo e dinheiro. Diversos são os problemas que podem ocorrer numa edificação em que não houve projeto sanitário. Dentre eles podemos citar:

  • Contaminação da água de abastecimento;
  • Entupimento das tubulações;
  • Vazamentos;
  • Retorno de gases e mal cheiroso;
  • Acesso de animais através das tubulações para dentro da edificação;
  • Dificuldade de inspeção dos componentes do sistema de esgoto.

Posts relacionados

Deixe um comentário