fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

PROJETO DE ÁGUAS PLUVIAIS

Escrito por: João Victor Leite

Não é de hoje que inúmeras residências se deterioram (ou até ruinam em casos extremos) simplesmente por conta das chuvas aqui no Brasil, por esse fato nós da Projetta explicaremos uma das melhores soluções que é através de um projeto de águas pluviais.

projeto de águas pluviais é um estudo de extrema importância sobre as condições do terreno, que tem como função principal drenar toda água provinda das chuvas que atinge a coberta da edificação, evitando, assim, possíveis alagamentos, infiltrações, excesso de humidade, deterioração da edificação além de evitar o escoamento dessas águas para terrenos vizinhos.

Assim, de maneira simples, os projetos de águas pluviais em terrenos residenciais ou comerciais canalizam a água da chuva e a armazenam, tanto para reutilizar em atividades de irrigação ou limpeza da edificação, como para evitar somente os problemas citados acima. Para isso, são instaladas calhas e rufos, normalmente em PVC, alumínio ou zinco, que encaminham a água pluvial para filtros em caso de reuso ou a rede de esgoto em casos de descarte dessas águas. Outras características e fatos importantes acerca do projeto de águas pluviais incluem:

  • Permitir recolher e conduzir as águas da chuva até um local adequado e permitido;
    •Armazenar uma boa quantidade de água de maneira segura;
    •Permitir facilmente a limpeza e desobstrução das instalações;
    •Permitir a absorção de choques mecânicos (como o chuvas fortes);
    • Permitir a absorção em casos de variações climáticas bruscas;
    • Ser resistente às intempéries e à agressividade do meio (Ex. maresia da orla marítima);
    •Escoar a água sem provocar ruídos excessivos;

Um fato importante que poucas pessoas sabem é que segundo CREDER (1995), os códigos de obras dos municípios, em geral, proíbem o caimento livre da água dos telhados de prédios de mais de um pavimento, bem como o caimento em terrenos vizinhos. Tal água deve ser conduzida aos condutores de águas pluviais, ligados a caixas de areia no térreo; daí, podendo ser lançada aos coletores públicos de águas pluviais. Aplica-se a drenagem de águas pluviais em coberturas, terraços, pátios, etc.

Assim, vemos que o projeto de águas pluviais é de grande importância para evitar tais transtornos citados, além de ser ecologicamente sustentável pois é possível reutilizar essa água para várias atividades, fato que é de enorme importância em regiões mais secas e que o acesso a água é difícil.

Com isso, um bom projetista deve analisar todo o contexto do projeto, levando em conta a inclinação do terreno, a intensidade pluviométrica do local, a utilização dessa água, o solo do local, a proximidade da vizinhança e qual o telhado da edificação e o seu comportamento para fazer um projeto de águas pluviais bem estruturado.

Obrigado por ler até aqui 🙂 , para mais informações entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário