fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

PROJETO DE ORÇAMENTO DE OBRAS

Escrito por: Matheus Levy

Sabemos o quanto a má organização pode gerar de problemas em qualquer coisa que fazemos. Quando falamos de obras isso não foge à regra e a orçamentação de obras é uma etapa fundamental para ter controle sobre os gastos. Na construção civil, itens como mão de obra, equipamentos e gastos com água, luz e combustível precisam ser levados em conta.

O projeto de orçamento é essencial para que o proprietário possa ter um bom planejamento financeiro para sua obra, sabendo o quanto irá ser gasto em cada etapa e evitando a tão comum falta de dinheiro durante a construção em si.

Outro ponto bastante relevante é que, com o projeto em mãos, é possível ter noção de quais materiais irão gerar mais gastos para saber onde pedir descontos na hora da compra.

 

Afinal, como é esse projeto?

Embora existam outros tipos, o orçamento analítico será aquele que irá lhe dar um resultado mais próximo da realidade, uma vez que se fazem necessárias informações de outros projetos e que elevam a precisão do mesmo.

É feita então, a composição de custos (ferramenta que contém o levantamento de mão de obra, materiais e equipamentos) para cada serviço que irá ser executado na obra. É importante ressaltar que existem 2 tipos de custos:

Diretos – Materiais, equipamentos e mão-de-obra

Indiretos – Impostos, lucros, salários administrativos, etc.

Também faz parte do projeto a entrega de um orçamento sintético, mais compacto, com o custo unitário e a curva ABC, que estabelece uma ordem de prioridades, separando os itens que irão agregar mais valor ao custo total da obra.

Benefícios

-Redução de gastos e desperdícios

-Negociar preços na hora da compra dos insumos

-Organização financeira desde o início

-Saber o valor real investido na construção

-Acompanhamento mais eficiente do planejamento

 

Obrigado por ler até aqui 🙂 , para mais informações entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário