fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

PROJETO ELÉTRICO

Escrito por: Douglas Ruan Lira

O projeto elétrico é fundamental para construção e reforma de uma edificação. Além de ser exigido para legalização da sua obra, ele é o guia que mostra a quantidade, configuração e disposição das tubulações, acessórios, caixas de passagem, dispositivos de segurança, fiação e entre outros elementos elétricos, utilizados para execução do sistema de eletricidade

O sistema elétrico para residências geralmente é fundamentado em diretrizes da NBR 5410 devido estarem classificadas na classe de baixa tensão, potência até 75kW. No início do projeto é calculado a quantidade de potência que sua casa irá usar de acordo com o número de tomadas de uso geral, tomadas de uso específico, luminárias.

Diante desses dados são divididos os circuitos, dimensionados as tubulações, o aterramento, a fiação além disso escolhidos os dispositivos de proteção, como disjuntores termomagnéticos, dispositivos de proteção contra surtos e diferencial residual, cada um com sua função especifica!

Dessa forma, o projeto elétrico está diretamente ligado a saúde e qualidade de vida dos usuários da edificação para a qual foi projetado.

Ademais, evita erros na construção e reforma de uma edificação, representando economia de tempo e dinheiro. Diversos são os problemas que podem ocorrer numa edificação em que não houve projeto sanitário. Dentre eles podemos citar:

  • Queima de aparelhos;
  • Incêndios;
  • Quedas constantes de energia (por motivo de mal dimensionamento da fiação.);
  • Choques e perdas de vidas;

Posts relacionados

Deixe um comentário