fbpx
Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

TECNOLOGIAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL: REALIDADE VIRTUAL

Escrito por:  Francisco Lucas Soares da Silva

O que é realidade virtual?

     Realidade virtual é uma tecnologia de interface entre um usuário e um sistema operacional através de recursos gráficos 3D ou imagens 360º cujo objetivo é criar a sensação, a partir de efeitos visuais, sonoros e táteis, da presença em um ambiente virtual diferente do real.

Por que usar a realidade virtual na construção civil?

     Em algum momento, alguém pode te mostrar um projeto e descrevê-lo com todos os detalhes, porém se você conseguir “estar presente” dentro dele e observar tudo sozinho, a experiência será outra, não é verdade?

    Com a realidade virtual dentro de uma empresa, o lead em potencial que ainda não fechou contrato, pode facilmente ser encantado ao ter uma experiência nesse sentido. Irá passear dentro de alguns projetos finalizados, logo, encherá seus olhos e sua chance de finalizar a venda é muito maior. Já como cliente, ele poderá ter a sensação exata de como está seu futuro imóvel, acompanhando todo o desenvolvimento e detalhamento dentro dele. Ademais, ficará mais fácil entender se é realmente isso que deseja e sonhar… Sonhar com o imóvel que sempre almejou.

    Além da melhor experiência, a realidade virtual ainda proporciona outra vantagem: o cliente pode acompanhar o imóvel sem precisar se deslocar até uma reunião. Com as pessoas cada vez mais ocupadas e com menos tempo livre, poder levar o imóvel até o cliente também é um grande diferencial para uma empresa.

 

 

Mas, e para o engenheiro?

    Um sistema de realidade virtual pode proporcionar benefícios também aos engenheiros da obra. A partir de uma visualização por completa dos eixos de rotação e translação, facilitará a identificação de detalhes e possíveis problemas da obra, conseguindo evitá-los, logo, desenvolvendo um projeto com grande qualidade e precisão.

 

 

Quais as tecnologias utilizadas na construção civil?

    Os óculos e capacetes de realidade virtual são os equipamentos mais utilizados atualmente na Engenharia. Muitas empresas desenvolveram diversos aplicativos para o cliente ter essa experiência com os óculos de VR. 

    Com o WakinApp, usuários do Revit e do Fusion 360 podem transformar seus projetos 3D em realidade virtual a partir de um smartphone. O Microsoft HoloLens por sua vez, faz uso de um conjunto avançado de sensores, mecanismos ópticos e dispositivos de processamento de hologramas para aumentar a realidade, com informação relevante para o utilizador. Esses são somente dois dos diversos softwares que desenvolvem o VR para a realidade virtual na Construção Civil.

 

 

 

    Portanto, investir em novas tecnologias é o futuro da Construção Civil. Com a realidade virtual pode-se aproveitar ao máximo as oportunidades e oferecer aos clientes uma experiência única e completa.

Para mais informações, entre em contato conosco!

Obrigado por ler até aqui. 😉

Deixe um comentário