Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

A importância de saber o tipo de solo da sua construção

Escrito por: Isrrael Percinio e Paulo Victor

Construir necessita de muito planejamento e que se não for pensado minuciosamente trará dores de cabeça para o desenrolar de sua obra, além de gastos desnecessários. Durante a execução da sua edificação existem várias etapas, dentre elas, a de serviços preliminares como a sondagem do solo, que nos fornece as características do terreno sob um ponto de vista técnico e científico. O solo é o encarregado por suportar o peso de toda a obra e, por isso, conhecê-lo é imprescindível para evitar acidentes e manifestações patológicas, vide fissuras, trincas, deslizamentos e desníveis, entre outros. Quer saber um pouco mais sobre a importância do tipo de solo da sua construção? Então, continue a leitura!

Os tipos de solo e a importância determinante na construção civil |  Construa Negócios

Saber qual o tipo de solo da sua construção, traz uma série de benefícios tanto para a edificação quanto para seu proprietário! Confira alguns desses benefícios:

– Prevenir e evitar desabamentos conhecendo o solo da sua construção;

– Evitar manifestações patológicas;

– Reduzir riscos de acidentes;

– Preservar o lençol freático;

– Evitar gastos desnecessários com elementos de fundação.

Jornada da Construção - Serviços Preliminares | EDIFICar Jr.

Na etapa de serviços preliminares ao executar seu projeto, fazer a sondagem do solo, investigação geotécnica mais utilizada no Brasil, minimiza riscos e custos, uma vez que as falhas construtivas pesam mais no bolso do proprietário, do que fundações superestimadas, por exemplo. Pois, através do estudo do solo, tem-se o conhecimento de suas propriedades, evitando que ocorra instabilidades na estrutura o que pode provocar o desabamento ou uma série de patologias. 

Tipos de Solos: Descubra Quais São e Evite Problemas na Obra

O serviço de sondagem do solo é a primeira etapa em campo de uma construção, e tem um custo médio de apenas 1% do valor total da obra, valor simbólico tendo em vista todos os problemas que podem ser evitados, principalmente se comparado aos prejuízos de reparos de patologias ou até mesmo desabamentos, que acarreta total perda de materiais, tempo e gastos de mão de obra. Logo, é mais barato investir em uma sondagem de qualidade.

Itens Importantes a Serem Observados para Escolha do Terreno Ideal

Saber o tipo de solo e suas características antes da escolha de um terreno, pode evitar serviços de movimentação de terra, escavações para fundações mais profundas, entre outros serviços que podem encarecer cada vez mais o valor de sua obra. Por isso é importante levar um profissional da área para lhe auxiliar nessa etapa.

Desafiando a física

Uma estrutura não dimensionada de acordo com a resistência adequada do solo tem grande potencial em ocasionar recalque, principal patologia responsável pelo aparecimento de fissuras e trincas. Sendo assim, ter o conhecimento adequado dessa resistência, torna-se possível estimar uma fundação de modo que evite o superdimensionamento da estrutura, uma das etapas mais caras e importantes em uma construção.

Posts relacionados

Deixe um comentário