Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

Construir do zero ou alugar: Qual o mais vantajoso?

Escrito por: Pedro Henrique Andrade

Talvez, você já tenha se perguntado qual o caminho que deveria tomar: pagar aluguel ou construir do zero? Nesse breve artigo, você saberá quais são as vantagens e desvantagens de cada uma dessas modalidades e no final, certamente, saberá qual a decisão certa que deve ser tomada com base em suas expectativas e possibilidades!

Construir do zero

A realização da casa própria vai além de uma questão financeira/racional, abrange também questões voltadas ao emocional e particular. A maior vantagem de construir do zero é poder fazer tudo do jeitinho que você sempre sonhou, planejando todos os mínimos detalhes (desde os cômodos até os revestimentos, esquadrias, bancadas…), adaptando a sua rotina e necessidades. Além disso, estudos mostram que construir do zero economiza cerca de 30% em relação à compra de um imóvel pronto. Outra vantagem é o sentimento de que não é preciso pagar aquele aluguel ao final do mês, fazendo com que você invista esse dinheiro que seria do aluguel em outra coisa do seu gosto. Mas existem algumas desvantagens: limita a mobilidade geográfica, pois quando usa suas economias para adquirir o imóvel de certa forma você ficará preso a ele, como gastou boa parte do seu dinheiro, irá dificultar a sua mobilidade. Outra coisa relacionada a isso, é que existe uma maior dificuldade em encontrar um comprador em potencial (pode durar muito tempo) caso você queira se mudar algum dia.

Alugar

Em contrapartida, a maior vantagem em morar de aluguel é que existe uma enorme mobilidade geográfica, por exemplo, se você cansou de ficar em um determinado local ou o imóvel não atende mais as suas necessidades, facilmente você poderá se mudar, basta esperar pelo término do contrato ou pagar uma multa pelo encerramento do acordo antecipado. Outra vantagem é o custeio do aluguel, que é mais barato momentaneamente em relação a construção do zero, mas existem divergências quanto a isso. Por outro lado, como imóvel não é seu, você não pode fazer alterações nele, por exemplo, caso um dia você queira mudar a fachada ou alterar algum cômodo, isso não será possível ou pelo menos tem que entrar em acordo com o proprietário, ou seja, você não tem liberdade para atender seus gostos e necessidades.” Aaaaaa, mas pagar aluguel sai muito mais barato do que construir do zero”, de fato o aluguel possui um custo momentâneo mais barato, porém você não será o proprietário e não poderá fazer possíveis mudanças para atender o seu gosto/necessidades, como já foi citado anteriormente. Outra coisa é que você não irá saber se realmente o imóvel é de qualidade, existindo a possibilidade de haver “problemas invisíveis”, ou seja, problemas que só serão identificados ao longo do tempo em que você já está morando. Portanto, algo que pode ser mais barato momentaneamente, no futuro pode causar grande dores de cabeça.

Então, se você tem um sonho em ter sua casa própria e também tempo o suficiente, não pense duas vezes em construir do zero. Mesmo se você não tem os recursos necessários para pagar a construção da sua casa à vista, existe a opção do financiamento, no qual há inúmeras vantagens. Caso queira saber mais sobre esse assunto, visite o nosso site. Lá, além de encontrar conteúdos sobre financiamento, você poderá conhecer os serviços prestados pela Projetta, como os inúmeros projetos que foram feitos (que vai desde projetos arquitetônicos e complementares até projetos de combate a incêndio e Usucapião) e também orçamento. Inclusive entre em contato com a gente para pedir o seu orçamento GRATUITO e tirar possíveis dúvidas.

Já se você não possui esse sonho de ter o próprio lar e de conhecer e morar em lugares diferentes, não há problema em pagar aluguel, mas pense bem sobre as vantagens e desvantagens.

Portanto, espero que esse pequeno artigo tenha ajudado na sua decisão e na sua conclusão de qual caminho é mais vantajoso a ser tomado.

Posts relacionados

Deixe um comentário