Av. Tenente Raimundo Rocha, S/N, UFCA, BLOCO D, Sala 04, Juazeiro do Norte

O QUE É PROJETO PRELIMINAR, ANTEPROJETO, PROJETO LEGAL E PROJETO EXECUTIVO?

Escrito por: Gabriel Alves e Wigliane de Souza

Para elaboração de um projeto uma série de etapas precisam ser seguidas. Tenho certeza que em algum momento você já ouviu falar sobre: Projeto Preliminar, Anteprojeto, Projeto legal ou Projeto executivo. Mas você sabe realmente o que eles significam? o que cada um contempla e a sua real importância?

Projeto Preliminar

O projeto preliminar ou estudo preliminar, é o primeiro contato do cliente com o projetista. Nessa primeira etapa realiza-se uma reunião inicial onde é feito um Briefing. O Briefing, nada mais é que uma conversa, onde colhe-se informações necessárias do cliente para que seja possível entender quem são os moradores da casa, qual estilo de edificação, se deseja área de lazer para festas, se tem animais de estimação e características específicas do terreno ou imóvel. Ainda nessa fase o projetista precisa compreender quais são as principais necessidades do cliente, como também, quanto ele deseja investir nesse projeto.

Com todas essas informações colhidas, o projetista começa a elaborar layouts simples para apresentar ao cliente na próxima reunião, com isso, pode-se verificar a necessidade de possíveis alterações, afim de sanar de forma integral as dores do cliente e definir o layout modelo, para que assim seja possível prosseguir para as próximas etapas do projeto.

Anteprojeto

No anteprojeto são desenvolvidas plantas mais detalhadas do projeto, essas plantas serão aprovadas pelo projetista e pelo cliente. Após essa aprovação, as plantas são enviadas para as equipes responsáveis pelos projetos complementares, sendo esses os projetos: elétrico, estrutural, hidrossanitário, entre outros.

Após a finalização, esses projetos complementares são enviados para a equipe responsável por fazer a compatibilização dos mesmos. Nessa etapa também são apresentadas as plantas dos pavimentos, cortes esquemáticos, fachada principal e especificação prévia dos acabamentos de fachada. Vale ressaltar que a partir do fim do anteprojeto, não será mais possível realizar alterações no projeto.

Projeto Legal

Podemos considerar o projeto legal, ou projeto básico, como uma continuação e aprofundamento do anteprojeto feito anteriormente. Essa versão nova deve possuir um nível de detalhamento que possibilite a perfeita compreensão do mesmo. No projeto legal, também é definido os custos dos serviços e materiais que serão utilizados na edificação.

A partir dele também será possível fazer o levantamento do tempo necessário para a finalização da obra. Nessa etapa também são desenvolvidos todos os desenhos técnicos de arquitetura necessários para a aprovação do projeto na prefeitura. Em conjunto com os mesmos também é necessário apresentar a documentação jurídica e cadastral do imóvel.

Projeto Executivo

O projeto executivo é considerado como a última etapa da concepção de um projeto, nessa etapa é necessário a representação final e completa das informações técnicas do projeto. É recomendado que a edificação seja iniciada após o término dessa fase, porém o mesmo só pode ser iniciado após a finalização da etapa anterior. 

Em conjunto com todas essas informações, também faz se necessário os memoriais descritivos com algumas informações, como, o detalhamento dos materiais de acabamento, detalhes das esquadrias, louças e metais, plantas com paginação de piso, elevação das paredes que compõem as áreas molhadas, entre outras.

Posts relacionados

Deixe um comentário